Gabinete de Mobilidade do ISTEC

Programa Leonardo da Vinci

O ISTEC celebrou com a PROALV- Agência Nacional Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, um protocolo tendo como objetivo participar no programa Leonardo Da Vinci (Projeto nº 2013-1-Pt1-LEO02-15667).

O Programa Leonardo da Vinci é uma sub-ação do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013, cujo objetivo principal é promover um espaço europeu em matéria de educação e formação profissional; é um programa que atende às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais. Tem como objetivos operacionais, através da mobilidade transnacional, a melhoria das aptidões e das competências individuais dos jovens para a sua empregabilidade e participação no mercado de trabalho europeu.

O ISTEC promove em 2014 e 2015 o projetoISTEC – Uma experiência da Vinci”,  cofinanciado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013 – Leonardo Da Vinci. Este Projeto contemplava 8 Bolsas de Mobilidade para a realização de estágio, para jovens Presentes no Mercado de Trabalho.

Duração do Programa

3 meses (14 semanas) + 2 semanas Formação da língua no país de destino + 12 semanas de Estágio Profissional

Países / Cidades

Reino Unido | Belfast (4 bolsas) e Espanha | Sevilha (4 bolsas)

Quem poderia participar no projeto

PMTs – Pessoas presentes no Mercado de Trabalho: Trabalhadores/as, recém-licenciados/as, desempregados/as ou pessoas em procura ativa de emprego, que tenham disponibilidade para participar no programa.

Critérios Obrigatórios

Ter nacionalidade portuguesa ou ser estrangeiro com autorização de residência permanente; Ser maior de 18 anos; Nunca ter usufruído de uma Bolsa Leonardo da Vinci – PMT; Ser recém-licenciado do ISTEC das áreas de informática / multimédia; Estar desempregado ou à procura do primeiro emprego.

Critérios Preferenciais

Nunca ter trabalhado ou não ter uma experiência profissional relevante; Ter conhecimento de uma segunda língua; Ter motivação e interesse no programa; Estar familiarizado com os objetivos do programa e do projeto; Interesse em regressar a Portugal, aplicando os conhecimentos adquiridos no estrangeiro; Atitude proativa e empreendedora; Ter entre os 21 e os 35 anos.

Comité de Seleção

Técnicos “O Promotor” e Consultoras convidadas independentes

Ponto de Situação

No ano letivo 2013/2014, e no período de 13 de abril a 19 de julho, 4 participantes fizeram parte do primeiro fluxo, em Belfast. Em setembro, foram mais dois participantes por 14 semanas, no segundo fluxo, para Sevilha. E em janeiro de 2015, este programa culminou com mais duas bolsas de mobilidade, no seu terceiro e último fluxo, novamente para Sevilha, e com regresso em abril de 2015.


Programa Erasmus+

É o programa adotado pela União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude (EFJ) e do desporto para o período 2014-2020.

Integra-se na Estratégia Europa 2020 para fomentar o crescimento e o emprego e promover a igualdade e inclusão sociais.

A Ação 1 – Mobilidade para Aprendizagem é uma das ações do Programa ERASMUS+ 2014 -2020, cujo objetivo principal é promover um espaço europeu em matéria de educação e formação profissional. O programa ERASMUS+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto que, no âmbito da Ação1, garante oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem, oferece oportunidades aos estudantes e recém-graduados de melhorarem as suas competências e a sua empregabilidade e de ganharem consciência cultural.

O ISTEC promove em 2015 e 2017 o projeto “ISTEC – Uma Experiência ERASMUS+” cofinanciado pelo Programa ERASMUS+ 2014-2020. Este Projeto contempla 5 Bolsas de Mobilidade para a realização de um período de formação no estrangeiro para jovens recém-licenciados dos ISTEC.